Acompanhe a vida virtual do seu filho

Atualmente, as crianças aprendem  a navegar pela web antes mesmo  de brincar de bola.

Portanto, os pais devem orientar e ensinar seus filhos a usá-la com responsabilidade.

Seguem algumas dicas importantes para o cotidiano junto ao seu filho:

  • Deixe o computador em lugares de fácil acesso e de forma que a família possa acompanhar o que está sendo visto na web.
  • Pesquise periodicamente a internet buscando o nome do seu filho para saber o que aparece, para ver como está a sua “situação digital”.
  • Administre o tempo que o seu filho permanece sentado em frente ao computador ou celular. Atenção também à postura corporal.
  • Estimule seu filho a brincar e se relacionar com outras crianças, a praticar exercícios físicos, respirar ar fresco etc.
  • Atenção ao uso da internet, pois as crianças podem sofrer experiências negativas ao acessar ou receber imagens violentas ou que contenham conteúdos de nudez, adicionar desconhecidos em comunicadores instantâneos e redes sociais, enfim, abrir a porta para a prática de crimes, como a pedofilia e outros tipos de golpes virtuais.
  • Oriente seu filho quanto ao cuidado em abrir arquivos, pois poderá baixar vírus, ao fazer downloads de conteúdos de sites não confiáveis.
  • Frequente a vida digital do seu filho (fale com ele pelo comunicador instantâneo, visite as Comunidades que ele participa).
  • Atente-se ao “cyberbullying”, que é a ofensa virtual com impacto psicológico e social, praticada através de blogs, redes sociais, comunicadores instantâneos, mensagens de texto enviadas pelo celular, entre outros.

 

A internet pode ser u ma ferramenta  importante no desenvolvi mento de seu filho, descubra-a junto com ele.

(Adaptação do texto inserido em http://maesefilhos.com/)

 

Comentários

Deixe um comentário.

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>