As Diversas Fases da Vida

Todo ser humano passa por diversas fases da vida; a primeira é a infância, que vai desde o nascimento até os 11 anos de idade. Nela, começamos a interagir com as pessoas, a descobrir o mundo… É nela que aprendemos a falar, andar, começamos a estudar, aprendemos como nos comportar e muitas outras coisas. Na infância ainda somos muito dependentes dos nossos pais ou responsáveis para muita coisa.

Da iniciação à escola até o período de alfabetização, a criança passa por várias etapas. As brincadeiras que exigem coordenação motora devem ser apresentadas. Ele já consegue pedalar num triciclo, brincar com baldinhos na areia e montar quebra-cabeças com peças grandes, por exemplo. Essa é a fase em que a criança vai adorar fazer, desfazer e refazer até cansar. Por isso, procure espaços que utilizem brinquedos de montar e desmontar; piscinas de bolinhas e tanques de areia são ótimos para a idade, pois favorecem o desenvolvimento da percepção espacial e ajudam a lidar com o equilíbrio, a textura, as formas…

Quando a criatividade começa a se desenvolver e a criança também percebe, com mais intensidade, que pode produzir coisas para oferecer ao outro, brincadeiras com massinha, tinta e areia, além de rabiscar devem ser oferecidas.

Quando há linguagem e vocabulário, quem comanda as brincadeiras é o mundo imaginário. Para deixar as brincadeiras de faz-de-conta mais divertidas, máscaras, fantoches e fantasias são boas sugestões, bem como instrumentos musicais de brinquedo (pandeiros, pianinhos, trombetas e tambores). A criança pode passar um bom tempo batendo um papo imaginário com um telefone de brinquedo, por exemplo. Também são boas opções as casas de bonecas. Nesta fase a criança pode se interessar mais ainda por lápis de cor, canetinhas e giz de cera; desenhar e apagar numa lousa é divertido e o planeta ainda ganha com a economia de papel.

No período de alfabetização a fantasia perde um pouco o espaço, e a criança começa a construir sua identidade. Agora, tem mais autonomia – adora escolher a roupa que quer usar, por exemplo. As bonecas, bolsas e bijuterias começam a fazer sucesso com as meninas. Também costuma ser o momento em que os garotos têm vontade de brincar com postos de gasolina, trenzinhos e caminhões. Nessa idade, em que já existe o convívio e a interação com outras crianças, jogos e atividades em grupo são importantes para que os pais comecem a passar valores éticos, como dividir os brinquedos e não tomar o do outro.

Os pequenos adoram descobertas e a hora da brincadeira é ótima para isso. Nem só os brinquedos são importantes nessa idade. A criança já pode participar de atividades que exijam mais raciocínio lógico, como jogos de cartas e tabuleiro, revistas de passatempo e quebra-cabeças mais elaborados. Os jogos que propõem encontrar soluções para pequenos problemas são excelentes para a idade. A criança também começa a se interessar por games. Afinal, as atividades em que as crianças são passivas não devem tomar a maior parte do tempo de brincadeira, que se torna muito mais estimulante com brinquedos que pedem atividade. Além da fase da construção da aprendizagem, é também a da competição. A criança precisa de atividades que a introduzam no mundo social. Por isso, esse é um bom momento para estimular a prática de atividades esportivas. Não podemos nos esquecer de que é fundamental estimular a leitura de livros, revistas e histórias em quadrinhos.

Geralmente a adolescência vai dos doze aos vinte anos de idade, esta é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta. É nela que acontecem as maiores transformações tanto no corpo quanto na mente do homem. Nas meninas, o corpo passa a se modificar, ele vai ficando mais arredondado, os seios começam a crescer, o quadril fica mais largo e vem a menstruação. Nos meninos, a voz começa a engrossar e algumas vezes, quando está no início ela pode ficar um pouco desafinada, o pênis e os testículos aumentam, e começam a surgir pelos no rosto, que formam e a barba e o bigode. Tanto nos meninos, quanto nas meninas, há o crescimento do corpo e também dos pelos na região genital e nas axilas. É nessa fase que geralmente iniciam uma nova etapa nos estudos, entrando na faculdade e também começando a namorar.

A fase adulta tem início nos vinte e um anos de idade. Nesta fase as responsabilidades aumentam, as pessoas estão estabilizadas e muitas vezes já são independentes financeiramente, pois já possuem um emprego. Na fase adulta as pessoas tendem a traçar suas metas e objetivos, se casam, constroem uma família e tentam organizar o futuro de acordo com o que desejam.

A fase, também conhecida como terceira idade, ou melhor-idade é a fase mais avançada da vida do homem; nesta fase é que o corpo e a mente passam a ter algumas variações – os cabelos começam a embranquecer, a pele vai ficando mais enrugada, os músculos começam a ficar fracos e quando a idade vai ficando mais avançada, alguns problemas de saúde começam a surgir. É a fase em que mais possuímos experiência de vida e podemos ensinar muito as pessoas mais novas. Há um tempo essa fase tinha início nos sessenta anos, mas segundo a Organização Mundial de Saúde, podemos considerar que a velhice tem início a partir dos 75 anos. Isso acontece porque muitas pessoas que possuem 60, 65 anos ainda estão no mercado de trabalho e apresentam expectativa de vida maior que anos atrás.