O Colégio Barão de Mauá é uma escola completa, porque oferece a formação global do cidadão, desde a Educação infantil, até o Ensino Técnico.

Educação que faz diferença é aqui!

O Colégio Barão de Mauá foi fundado em maio de 1987 e pertence à Fundação Abraham Kasinski desde agosto de 1993.

Localizado na cidade de Mauá (ABC Paulista), conta com 10.000 m2 de área e com equipe pedagógica altamente qualificada.

Por se tratar de uma instituição sem fins lucrativos, todos os recursos financeiros são revertidos para a própria escola e isto contribui para que o Colégio seja o melhor de nossa região, com custos acessíveis.

VEJA COMO CHEGAR!

Promover a formação global do cidadão mediante o desenvolvimento de sua capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição do conhecimento, das habilidades e da formação de valores.

De acordo com a filosofia do Colégio Barão de Mauá e da Fundação Abraham Kasinski, a proposta direciona-se para a formação da pessoa humana capaz de sentir, pensar, decidir, respeitar e agir no mundo que a rodeia.

O exercício da formação humana exige o acesso de todos à totalidade dos processos culturais necessários para intervenção e participação responsável na vida social. Para que isto ocorra é necessário atender aos objetivos expressos nesta filosofia, que busca a qualidade da formação a todos os estudantes.

Reafirma-se, assim, o espaço de formação e informação que possibilita o desenvolvimento de capacidades que permitam compreender e intervir nos fenômenos sociais e culturais que possam garantir o acesso e a compreensão dos produtos das culturas nacionais e internacionais.

Os princípios que regem o processo educacional do Colégio Barão de Mauá estão calcados nos ideais de liberdade e solidariedade. As bases do pensamento que fundamentam a estrutura pedagógica possuem como objetivo essencial oferecer Educação com qualidade e possibilidade para seu melhor desenvolvimento, proporcionando formação global da pessoa humana. Homens e mulheres capazes de realizações criativas, inventivas e que trilhem caminhos preparando-se para o exercício da cidadania e competência profissional. Esse compromisso é uma prática educacional voltada à compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva.
A tendência pedagógica utilizada pelo Colégio Barão de Mauá é a pedagogia crítico-social dos conteúdos, a qual leva o aluno a refletir sobre a relação entre a sua cultura e a herança cultural da humanidade; entre seu modo de viver e os modelos sociais para um projeto novo de sociedade. O professor é conscientizado e motivado para a necessidade de aprendizagem contínua, que lhe possibilite acompanhar a dinâmica do movimento científico e cultural em que está inserido, para que dele possa participar e nele interferir; orienta o aluno a ultrapassar as situações-problema e cria outras, para que desenvolva autonomia, consiga distinguir a verdade do erro e compreenda as realidades sociais através de suas próprias experiências. O material didático utilizado, da Educação Infantil ao Ensino Médio, é do Sistema Anglo de Ensino. Na Educação Profissional os materiais são produzidos pelo corpo docente. Os conteúdos desenvolvidos estão embasados num contexto teórico-prático e são utilizados recursos tecnológicos e diferenciados que facilitam a assimilação.